Morre Jacques Le Goff aos 90 anos

Publicado em 1 de abril de 2014 por - História

Morreu hoje (1º/04/2014) o historiador francês especializado em Idade Média, Jacques Le Goff, em Paris, aos 90 anos. Le Goff foi um dos idealizadores da corrente conhecida como “Nouvelle Histoire” e dedicou boa parte de sua longa carreira ao estudo da sociedade medieval.

Nascido em 1º de janeiro de 1924, o historiador sucedeu, em 1972, Fernand Braudel na direção da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais. A partir dos anos 70, foi um dos principais nomes do movimento “Nova História”, com uma reflexão sobre a profissão do historiador, em ensaios como “Faire de l’histoire” (1986, Fazer História, com Pierre Nora) ou “Histoire et mémoire” (História e memória, 1988).

Na sua vasta produção, várias obras merecem destaque, vou citar apenas algumas de que me lembro: “O Imaginário Medieval”, “O Nascimento do Purgatório”, “Os Intelectuais na Idade Média”, “Uma Longa Idade Média”. Uma notícia triste para todos que conhecem o seu trabalho.

– Márcia Pinna Raspanti (com informações de “O Globo”).

JacquesLeGoff

 

Jacques Le Goff: medievalista com vasta produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário

  1. Marco Aurélio Araújo Teixeira disse:

    Só quem estudou através de Le Goff, pode realmente avaliar o verdadeiro aprendizado que este historiador passou para os seus leitores e alunos.
    Vai fazer falta.

Deixe o seu comentário!