Mary Del Priore aborda modernização do país pelos olhos de escritores em obra

Publicado em 29 de novembro de 2017 por - artigos

“Essa coisa tão lentamente construída, a noção de privacidade, algo tão caro à vida burguesa, envolvendo requintes e cuidado na vestimenta, no gestual, no mobiliário – tudo isso agora está desaparecendo. A vida íntima ficou exposta e, claro, continua cheia de mentiras.”

No terceiro volume da série “Histórias da Gente Brasileira” (ed.Leya), monumental obra sobre a evolução da vida cotidiana no país, a historiadora Mary del Priore retrata as transformações que urbanizaram e modernizaram o país entre o fim do século 19 e o começo da década de 1950.

Desta, vez, contudo, ela as aborda conforme elas foram vistas por testemunhas oculares especiais: nomes de peso da literatura brasileira (e outros autores menos famosos, mas que também merecem ser conhecidos).

“Duas grandes preocupações guiaram o livro”, explicou à Folha por telefone. “A primeira foi dar voz às mais diferentes regiões do Brasil, saindo do eixo Rio-São Paulo, que acaba predominando. Em segundo lugar, que essas mudanças pudessem ser enxergadas pelos olhos dos escritores e memorialistas.”

Leia a entrevista completa para a Folha de S. Paulo: Del Priore aborda modernização do país pelos olhos de escritores em obra

eleições 1950

Multidão acompanha os resultados da apuração das eleições de 1950, momento que encerra livro de Mary del Priore

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!