Lançamento: Guerra Literária – Panfletos da Independência

Publicado em 9 de abril de 2015 por - História do Brasil

Na coleção Guerra literária: panfletos da Independência (1820-1823), publicada pela Editora UFMG, historiadores defendem que o processo de Independência do Brasil envolveu intensa mobilização popular, extrapolando a articulação de uma pequena elite dirigente, contradizendo a historiografia tradicional.

A série Guerra literária é composta de quatro volumes, que somam mais de três mil páginas e reúnem quase a totalidade dos panfletos impressos que resistiram ao tempo – materiais que, por estarem dispersos em arquivos do Brasil, de Portugal e do Uruguai, até então só eram usados de modo esporádico e fragmentário por historiadores.

A coleção foi organizada por José Murilo de Carvalho, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Lúcia Bastos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Marcello Basile, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Para José Murilo, os panfletos “são a prova de que existiu um debate muito intenso a respeito de todas as grandes decisões da Independência”.

Confira os detalhes no Boletim da UFMG:

https://www.ufmg.br/boletim/bol1898/6.shtml

003independenciaPA

 

O nosso primeiro imperador e o quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!