Lançamento: BIBLIOTECA DIGITAL LUSO-BRASILEIRA

Publicado em 9 de maio de 2016 por - dicas

           As Bibliotecas Nacionais do Brasil e de Portugal se associaram para a construção do portal da Biblioteca Digital Luso-Brasileira, cujo objetivo primordial é disponibilizar através de um único ponto de acesso os acervos digitais das duas instituições. Trata-se de um esforço conjunto para dar nova dimensão, relevância e visibilidade na internet aos conteúdos culturais em língua portuguesa.

         Além dos acervos digitais das duas Bibliotecas Nacionais e dos repositórios digitais nacionais gerenciados por elas – RNOD por Portugal e Rede Memória Virtual Brasileira – integram a Biblioteca Digital Luso-Brasileira preciosidades como os manuscritos dos séculos XVI e XVIII, pertencentes ao Arquivo Histórico Ultramarino, levantados pelo projeto Resgate Barão do Rio Branco. Esse acervo trata da vida pública e privada dos habitantes das 18 capitanias, que atualmente correspondem a 22 estados brasileiros, entre outros itens.

         Tendo como princípio a convergência de esforços e o compartilhamento de recursos, a Biblioteca Digital Luso-Brasileira – como dispositivo de difusão cultural – se posiciona junto a iniciativas colaborativas plurinacionais como a Biblioteca Digital Mundial e a Europeana.

      Além dos registros de arquivos digitais o portal disponibilizará conteúdos textuais criados para contextualizar as coleções digitais.

O lançamento acontecerá na BN, amanhã, dia 10 de maio, às 11h.

Fonte: Facebook da Fundação Biblioteca Nacional

biblioteca-digital-luso-brasileira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!