Imagens de São Paulo no início do século XX

Publicado em 25 de janeiro de 2016 por - História do Brasil

Para comemorar o aniversário de São Paulo, nada melhor que conhecer a sua história. O Instituto Moreira Salles possui em seu acervo 137 imagens do fotógrafo Vincenzo Pastore, realizadas entre 1910 e 1915. Essas imagens nos permitem vislumbrar a vida de nossos antepassados.

comérciomercmunic

Comércio em frente ao mercado municipal.

Segundo o IMS, Vicenzo foi um dos fotógrafos profissionais mais ativos de São Paulo na época, que desembarcou na capital paulista em 1894.

“O olhar diletante com que circulou pelas ruas de São Paulo no início do século XX levou-o a desenvolver um valioso painel documental de tipos e costumes das ruas de uma cidade ainda pacata que pouco tempo depois seria desfigurada pelo desenvolvimento econômico, com flagrantes de personagens marginais e trabalhadores de rua como jornaleiros, feirantes e engraxates. 

pçarepublica

Grupo se prepara para ser fotografado na Praça da República.

O trabalho de Pastore nas ruas e calçadas de São Paulo com uma câmera de pequeno formato confere às imagens uma nova estética, radicalmente distinta das imagens de cena de rua produzidas ao longo do século XIX, sempre produzidas em câmeras de grande formato sobre tripés. As imagens de Pastore, ao contrário, traduzem a nova linguagem do instantâneo produzida pelas emulsões fotográficas de maior sensibilidade à luz, que libertaram as câmeras fotográficas dos tripés e permitiram também a simultânea diminuição no tamanho dos aparelhos fotográficos”. 

tamanduateiidoso1910

Homem idoso em pequena carruagem (1910); casario próximo ao rio Tamanduateí.

FONTE: IMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!