Homens de saia: moda e gênero

Publicado em 23 de setembro de 2016 por - artigos

      O Colégio Pedro II, escola federal fundada em 1837, no Rio de Janeiro, aboliu a distinção do uniforme escolar por gênero, o que permite meninos usarem saias. Até então, no verão, as meninas tinham a opção de usar saias e os meninos, bermudas. Agora, independente do gênero, os estudantes podem escolher o que usar. A medida foi consolidada por meio da Portaria nº 2.449/2016, que trata das Normas e Procedimentos Discentes, e atende aos parâmetros da Resolução nº 12 do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT). Na nota oficial (confira o texto aqui), a direção da escola afirma que não está induzindo ou estimulando os alunos a adotarem determinada vestimenta, mas apenas ampliando os direitos das minorias.

     As opiniões se dividiram: alguns comemoraram a evolução; outros ficaram escandalizados com a medida. Toda essa polêmica me fez recordar de como foi difícil para as mulheres adotarem as calças compridas em seu guarda-roupa. A peça era vista como um símbolo do poder masculino. Em 1800, entrava em vigor em Paris uma lei determinando que as mulheres que usassem calças em público podiam ser presas pela polícia. Era permitido usar calças apenas com autorização prévia da polícia. Em 1930 a lei foi aplicada pela última vez, quando comitê olímpico francês retirou as medalhas da atleta Violette Morris pela insistência dela em usar calças. Em 1892 e 1909 a lei sofreu emendas que permitiram que as mulheres usassem a peça apenas se estivessem de bicicleta ou a cavalo. Curiosamente, a velha lei só foi oficialmente derrubada em 2003.

     Apesar de encontrarmos algumas referências ao uso de calças pelas mulheres anteriormente, tal peça do vestuário masculino começa a aparecer com mais força na primeira década do século passado. O famoso estilista francês Paul Poiret, o maior nome da moda na época, apresentou em seus desfiles a calça odalisca ou à turca, de inspiração oriental. Eram modelos folgados, de tecidos leves, e com a barra ajustada ao tornozelo. Poiret também aboliu os terríveis espartilhos e inspirou nas linha retas da art déco, bem mais confortáveis que as tendências do século anterior.

     Quem iria, entretanto, dar mais força ao uso da calça comprida feminina seria Coco Chanel. A francesa revolucionou a moda simplificando as modelagens e mudando o conceito de elegância. Em oposição ao estilo eduardiano, e mesmo às criações de Poiret, que eram voltados a mulheres com pouca liberdade de movimentos e relativo conforto (não devia ser fácil usar as saias entravadas ou abajur), a francesa soube entender os novos anseios e necessidades das mulheres ao fim da I Guerra Mundial. Assim como os modelos de saias que deixavam parte das pernas de fora, as calças compridas foram consideradas escandalosas na época.

      Atrizes como Marlene Dietrich, Katherine Hepburn e Greta Garbo ajudaram a popularizar a peça. Dietrich foi uma das primeiras mulheres a aparecer de calças compridas em público, nos anos 20, marcando época ao surgir vestindo um smoking impecável e cartola na estreia do filme Marrocos, em 1930. Dizem que a atriz chegou a ser notificada por um chefe da polícia de Paris por circular as margens do Rio Sena com calças e paletó masculino. O modelo ainda era restrito às mais ousadas…A prática de esportes pelas mulheres também ajudou a sociedade a se acostumar com as calças femininas, pois o traje facilitaria muito a movimentação das esportistas.

      Com a II Guerra Mundial e a necessidade das mulheres assumirem os postos de trabalho deixados pelos homens, a calça comprida finalmente passou a ser usada pelas cidadãs comuns. A praticidade venceu, aos poucos, o preconceito. Não sem resistência dos mais conservadores, é bom destacar. Nos anos 50, os modelos se diversificam, surgindo a calça cigarette, mais ajustada e curta. O jeans caiu no gosto da juventude, deixando de lado o estigma de roupa de trabalho para tornar-se um item de moda, representando a rebeldia dos mais jovens. A mocinhas dos Anos Dourados começaram a circular com jeans, meias soquete e rabo de cavalo. A primeira calça jeans feminina tinha sido lançada em 1934 pela Levi´s.

      Agora, parece que enfrentaremos a polêmica dos homens de saia. Nos desfiles e nos círculos da moda, alguns mais ousados já exibem o figurino. E quando estudamos a História da Moda, percebemos que muitas peças hoje consideradas femininas já fizeram parte da indumentária dos homens e vice-versa. Saltos altos, maquiagem, calções bufantes e curtos, túnicas, perucas compridas e muitos outros itens, no passado, eram de uso masculino. Mas será que o modismo da saia masculina vai se popularizar? Só o tempo dirá. Por enquanto, a iniciativa do Colégio D. Pedro II chama a atenção para as questões de gênero e para o questionamento dos papéis de homens e mulheres na sociedade atual. Como vimos em relação à história das calças compridas femininas, a moda, muitas vezes, representa uma forma de quebrar tabus e mexer com os valores tradicionais.

 

  • Texto de Márcia Pinna Raspanti.

 

bloomerpoiretmarlene-dietrich-tux-vogue-13mar14-pr_baudreychanelcalca

Modelo bloomer; calças à turca de Poiret; Marlene Dietrich de smoking, Audrey Hepburn com modelo cigarette nos anos 50; e Coco Chanel. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!