Historiadores traduzem única autobiografia escrita por ex-escravo que viveu no Brasil

Publicado em 7 de dezembro de 2014 por - História do Brasil

Mahommah Gardo Baquaqua foi um ex-escravo nascido no Norte da África no início do século XIX, que trabalhou no Brasil antes de fugir das amarras da servidão em Nova York, em 1847. Ele lançou o livro “An interesting narrative. Biography of Mahommah G. Baquaqua” (“Uma interessante narrativa: biografia de Mahommah G. Baquaqua”, em tradução livre), em inglês, em Detroit, no ano de 1854, em plena campanha abolicionista nos EUA. A obra jamais foi traduzida para o português, permanecendo desconhecida do público brasileiro.

No entanto, com apoio do Ministério da Cultura e do Consulado do Canadá, o professor pernambucano Bruno Véras, de 26 anos, resolveu se debruçar sobre o documento, ajudado por outros dois pesquisadores. Ele viajou ao Canadá, onde buscou vestígios de Baquaqua e consultou os originais do livro, cuja primeira edição em português deve ser lançada no Brasil até o fim do ano que vem.

Informações de “O Globo”.
Leia mais sobre esse assunto em: http://oglobo.globo.com/sociedade/historia/historiadores-traduzem-unica-autobiografia-escrita-por-ex-escravo-que-viveu-no-brasil-14671795#ixzz3LDMf557p
© 1996 – 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

mohamad

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Jéssica Gonsalves disse:

    Gostaria de saber, o motivo de só termos acesso a essa história agora, e não antes… Alguém opina alguma coisa ?

  2. JULIO CESAR PAIXÃO RIBEIRO disse:

    Sem duvida uma oportunidade única de “ouvirmos” da boca de alguém, que passou pelo suplicio da escravidão , como vitima, a realidade dos fatos. esperando pelo lançamento.

Deixe o seu comentário!