História da cidade de Leopoldina

Publicado em 21 de julho de 2014 por - História do Brasil

Está em fase de revisão final, o livro “Fragmentos da História: O Leopoldinense – 1881”, organizado pela professora Natania Nogueira (colaboradora do blog História Hoje), realizado em conjunto os seus alunos do oitavo ano. A obra conta com a colaboração das pesquisadoras Nilza Cantoni e Mary Del Priore.
 O livro, que terá 58 páginas, analisa a História de Leopoldina a partir das páginas do Leopoldinense, jornal que circulou no município de Leopoldina no final do século XIX.
O lançamento está previsto para o mês de agosto e o livro será distribuído gratuitamente para todas as bibliotecas das escolas da cidade, que neste ano completou 160 anos de emancipação política.
Leia um trecho do prefácio, escrito por Mary del Priore:
Esse “livrinho”, como o denominou modestamente sua organizadora, tem esse precípuo objetivo: revelar a vida de uma cidade, Leopoldina, seu cotidiano e hábitos de consumo, graças aos anúncios de jornal. Mas não só.

Ele nos mostra outros retratos: aqueles dos jovens e futuros cientistas que se deixaram levar pelo encanto da pesquisa histórica. Que se debruçaram sobre a bela massa de periódicos brotada na Atenas de Minas Gerais, produzindo a partir daí uma forma de conhecimento, uma interação com o passado. Também vemos aí suas verdes biografias: quem são, onde nasceram e estudaram. Um ou outro demonstrando sensibilidade maior para a interpretação dos documentos, e, em todos eles, a marca do trabalho bem feito, bem realizado, executado com prazer. Do trabalho coletivo de investigação à interpretação individual dos documentos, os textos autorais demonstram as mediações entre o saber contido nos livros e o saber construído por um grupo motivado.  
Saiba mais no link abaixo:
http://historiadoensino.blogspot.com.br/2014/07/fragmentos-da-historia-estamos-quase-la.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Natania disse:

    Pessoal, o livro terá distribuição gratuita no município de Leopoldina, mas se alguém tiver interesse é só me avisar que eu vejo o que posso fazer.

  2. Gosto muito dos artigos da Natania. Com certeza, vou adquirir este livro. História é tudo.

Deixe o seu comentário!