Guia bibliográfico da USP indica leituras fundamentais na área de Humanas

Publicado em 27 de setembro de 2016 por - dicas

          Está disponível para consulta o Guia Bibliográfico da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, com o objetivo de possibilitar aos estudantes uma orientação quanto a leituras fundamentais para sua formação, não apenas em sua área de concentração, mas também em áreas afins, estimulando um exercício de interdisciplinaridade.

           O guia foi idealizado pela direção da faculdade, coordenado pelo professor e atual vice-diretor, João Roberto Faria, e disponibilizado no site pelo Serviço de Comunicação Social da FFLCH. Segundo Faria, o projeto surgiu em uma conversa entre ele e o diretor da unidade, Sergio Adorno, na qual se lembraram de um livro publicado na França há vários anos, intitulado A Biblioteca Ideal, o qual parte da proposta de que um determinado assunto pode ser conhecido pela leitura de dez, 20, 30 ou 50 livros.

           Para estabelecer o modelo do Guia Bibliográfico, Faria e Adorno fizeram uma releitura do texto Dez livros para conhecer o Brasil, do professor emérito da FFLCH, Antonio Candido, publicado na edição 41 da Revista Teoria e Debate da unidade. “Pensamos que, por exemplo, um estudante de Letras pode buscar no Guia Bibliográfico orientações de leituras sobre o golpe militar de 1964 para estudar as consequências do autoritarismo e da censura sobre a nossa produção literária do período”, explica Faria.

            Atualmente, o guia tem 47 textos de colaborações dos docentes da FFLCH, com 38 de professores da Letras, oito de História, um de Geografia, um de Antropologia e um de Filosofia. Outros textos serão incorporados futuramente, já que não há um prazo final para a inclusão dos textos.

uspbiblioteca

Guia bibliográfico indica leituras fundamentais na área de Humanas

FONTE: Jornal da USP (Imagem e Texto). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!