Filosofia na Modernidade – curso grátis e online (USP)

Publicado em 23 de dezembro de 2014 por - Educação

A Univesp TV está disponibilizando um curso gratuito online sobre Filosofia, apresentado em forma de videoaulas online, que você pode assistir a hora que quiser. Há ainda a possibilidade de fazer anotações sobre questionamentos, opiniões e dúvidas enquanto assiste o vídeo, e receberá tudo em seu e-mail.

Univesp TV é o canal de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a quarta universidade pública paulista e visa ao incentivo à formação integral do cidadão.

O curso

São oito videoaulas gratuitas gravadas no Centro Universitário Maria Antonia na USP, ministradas pelo docente Franklin Leopoldo e Silva, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Neste curso livre, o professor Franklin apresenta as ambiguidades da modernidade de acordo com algumas de suas principais representações filosóficas, em autores como Kant, Hegel e Marx.

Em paralelo, uma análise da posição de Baudelaire como participante de uma experiência histórica determinada e como observador lúcido de seu tempo, estendendo-se do fascínio à crítica implacável, com o exame de seus poemas e outros textos, além de seu interesse pela obra de escritores e artistas como Edgar Allan Poe, Constantin Guy e Manet.

Na primeira aula do curso “Filosofia e Intuição Poética na Modernidade” o professor fala sobre “Iluminismo e a expectativa kantiana de emancipação”. Para discorrer sobre o assunto, ele se refere ao famoso artigo “Resposta à pergunta: o que é o Iluminismo?”, publicado em 1783 a pedido de um jornal alemão, e o contrapõe com os comentários feitos por outro importante filósofo, Michel Foucault.

O curso não possui certificação. São apenas aulas online para complementação de estudos e pesquisas. É só acessar o site e começar a estudar.

Conteúdo programático

  • Aula 1: Iluminismo e a expectativa kantiana de emancipação – “Resposta à pergunta: o que é o Iluminismo?”.
  • Aula 2: Hegel e a razão dialética como justificação do drama histórico – Hegel, Baudelaire e Sartre.
  • Aula 3: Progresso e alienação: história e práxis em Marx – “Tudo o que é Sólido Desmancha no Ar”.
  • Aula 4: As ambiguidades da experiência moderna – Arte e poesia em um mundo sem ideal.
  • Aula 5: Poética da decepção: lírica e crítica em Baudelaire – O poeta vive a crise e a diferença.
  • Aula 6: Civilização e progresso: ambivalência da experiência poética em Baudelaire – A individualidade e singularidade do poeta.
  • Aula 7: O poeta e os paradoxos da encarnação subjetiva da história – É possível na modernidade encontrar-se como singular?
  • Aula 8: Baudelaire diante da modernidade: uma “transvaloração” poética? – Benjamin, Foucault e Baudelaire.

http://univesptv.cmais.com.br/filosofia-e-intuicao-poetica/iluminismo-e-a-expectativa-kantiana-de-emancipacao

Informações: Canal do Ensino.

Gustave_Courbet_033

Baudelaire, de Gustave Courbet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Comentários

  1. saionara disse:

    Gostei muito desta iniciativa e fico grata a USP e aos organizadores por esta iniciativa positiva que contribui com o conhecimento, conhecimento este necessário ao homem pós-moderno, uma bússola, uma guia para o conhecimento filosófico.

  2. maria daa graças ferraz disse:

    Preciso estudar filosofia porque o pensamento filosofico n sai da minha cabeça.

  3. Fernando Dragaud disse:

    Parabenizo e agradeço a USP e aos organizadores por mais esta iniciativa.

  4. ANA GOMES DE SOUSA disse:

    Estou concluindo o curso de licenciatura em Filosofia, adorei a dica. Quero participar do curso!!!

  5. Santina Candida do Nascimento disse:

    Desejo participar deste curso Filosofia da Humanidade.Parabéns pela iniciativa de promover esse curso de filosofia.Obrigada

Deixe o seu comentário!