Filosofia e Games: esta combinação pode dar certo?

Publicado em 10 de janeiro de 2015 por - Educação

Mais uma boa dica do Canal do Ensino para professores e alunos. Confira:

Ensinar filosofia nunca é fácil. Os estudantes geralmente acham a matéria maçante. Mas sempre existem meios inovadores e interativos para facilitar a vida dos professores nesse quesito. Então imagina: o que os filósofos Platão e Jean Paul Sartre têm em comum com games do Nes, videogame da década de 1980? Dois cineastas norte-americanos se perguntaram isso para criar uma série de vídeos educativos unindo teorias muitas vezes difíceis com jogos clássicos.

Vídeos

Um exemplo são os vídeos com episódios do 8-Bit Philosophy, disponíveis no YouTube. Criados por Jacob S. Salamon e Jared F. Bauer, eles são inspirados no sucesso de uma outra série da dupla, a Thug Notes. Nesta, um “mano” abusa das gírias para resumir e analisar de forma séria obras literárias que vão de “Édipo Rei” e “Macbeth” a “Jogos Vorazes” e “O Hobbit”.

Como surgiu a ideia

“Depois de fazer o Thug Notes, sabíamos que o próximo assunto que queríamos abordar era a filosofia”, diz Bauer. Aí, a questão se tornou “Como podemos deixar a filosofia mais palatável e não tão séria?”, conta.

Os criadores acharam divertido unir games e filosofia e viram público potencial na grande quantidade de vídeos dedicados a games no site de vídeos.

Animações

A primeira animação usou gráficos de “The Legend of Zelda” para dar conta da alegoria da caverna, de Platão. Logo personagens de Mario viraram proletários explorados que explicam teorias de Karl Marx e o azulão Megaman se viu atirando no vilão Willy para entender conceitos de Friedrich Nietzsche.

Immanuel Kant e o jogo de tiro Contra se fundiram em “Kantra – Os humanos operam como computadores?”. Conceitos de René Descartes, Martin Heidegger, Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir e outros filósofos também são abordados.

Perguntado sobre se o público do YouTube parece entender os conceitos, Bauer diz que a reação tem sido mista: “Esse tem sido o maior desafio do projeto – tentar educar os leigos enquanto satisfaz os especialistas. É um equilíbrio muito delicado”.

Informações: Canal do Ensino

https://www.youtube.com/playlist?list=PLghL9V9QTN0jve4SE0fs33K1VEoXyL-Mn

https://www.youtube.com/playlist?list=PLghL9V9QTN0jTgA1qrhWrBCB_Ln4xlVlB

descartes (1)

 Jogos ajudam a entender conceitos de pensadores como Descartes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Ademar Costa disse:

    Pow muito legal mesmo!
    Eu ja tentei fazer algumas coisas que disse no post e funciona mesmo

  2. No Brasil temos o Filosofighters. Ele não tem função educativa mas é super divertido:

    http://super.abril.com.br/multimidia/filosofighters-631063.shtml

Deixe o seu comentário!