Em Busca da Verdade – Episódio 2 (trailer)

Publicado em 29 de agosto de 2015 por - História do Brasil

Hoje, dia 29 de agosto, às 22 horas, a TV Senado apresenta segundo episódio de documentário que se baseia nas investigações da Comissão Nacional da Verdade

O documentário “Em Busca da Verdade – episódio 2” destaca casos de tortura e desaparecimentos envolvendo a ditadura militar brasileira e as relações internacionais. O caso dos nove chineses presos em 1964 pelo regime autoritário, mostra que os militares usaram a prisão deles como uma das razões para justificar o golpe militar alegando que os acusados tinham relação com a sublevação comunista. O filme tem como base os relatórios das comissões estaduais e da Comissão Nacional da Verdade.

Os chineses vieram a convite do governo brasileiro dentro da proposta de política externa independente de Jânio Quadros, que tinha como objetivo ampliar as relações internacionais do Brasil. Mesmo legalmente no país, os chineses foram presos no Rio de Janeiro, torturados, condenados e depois expulsos do Brasil em 1965. O decreto de expulsão que impedia o retorno dos chineses somente foi revogado em dezembro de 2014.

O documentário também traz casos da Operação Condor como o desaparecimento do pianista Tenorinho, em Buenos Aires, Argentina, em 1976, após um show com a banda de Vinícius de Moraes e Toquinho. O músico foi confundido com um subversivo e se tornou uma das vítimas do aparato de repressão criado a partir da cooperação entre países sul-americanos para a prisão e tortura de opositores aos regimes autoritários. Produzido pela TV Senado, o documentário tem direção de Deraldo Goulart.

Assista ao trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=ZNhRHQU-nFA

verdade

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!