Dom Pedro I morreu como herói, abraçado a um crucifixo

Publicado em 25 de setembro de 2017 por - artigos

A exumação do corpo identificou que o motivo foi a tuberculose. Ele teve tempo de se despedir dos amigos e da família. O local escolhido para a passagem foi o quarto onde ele havia nascido no Palácio de Queluz. Confira os comentários de Mary del Priore para o programa “Um Rio de Histórias” da Rádio CBN:

D. Pedro morreu como herói

Dom Pedro I enfrenta a fúria do povo no Rio durante a festa de aniversário da filha. Foto:Wikipédia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Geziniel Teixeira da Silva disse:

    Mary, li em um livro que a causa da morte de D. Pedro I, teria sido em consequência de uma queda num momento de crise epilética quando houve fratura de uma costela, que perfurou um de seus pulmões. Qual versão voce daria mais crédito, uma vez que perfurada poderia provocar consequências dessa natureza?
    Obrigado antecipadamente.

    • Márcia disse:

      Olá, Geziniel. A exumação concluiu que o nosso primeiro imperador em decorrência de tuberculose. Ao longo de sua vida, D. Pedro fraturou quatro costelas, todas do lado esquerdo, levando um de seus pulmões a praticamente parar de funcionar, o que agravou o quadro da doença. Os ferimentos constatados foram resultado de dois acidentes a cavalo (queda e quebra de carruagem), em 1823 e 1829, ambos no Rio de Janeiro. Obrigada!

Deixe o seu comentário!