Documentos raros: Carta de Sesmaria de D. João VI

Publicado em 21 de outubro de 2014 por - História do Brasil

Uma equipe de estagiários que trabalhavam no Centro de Acervo Permanente do Arquivo Público do Estado de São Paulo, encontraram mais um importante documento no acervo da Instituição. Trata-se da Carta de Sesmaria escrita pelo Príncipe Regente Dom João VI, em 1799.

A carta foi encontrada por Amanda Pereira Siqueira, estudante de História na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Ana Sara Cunha Lara, estudante de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP), ambas trabalham no projeto de organização do acervo do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) – que está sob a guarda do Arquivo Público desde 2008. Segundo as estagiárias, na carta há registros do próprio Príncipe Dom João VI fornecendo terras ao filho do capitão mor da Freguesia de Itu.

“Encontrar um documento como este é emocionante, ainda mais quando você é estudante”, disse Amanda. Para Ana Sara “unir o conteúdo que tem aprendido na faculdade com as experiências no Arquivo Público é uma bagagem fundamental para a profissão”.
A Carta de Sesmaria do Príncipe Dom João VI está disponível para pesquisa.

Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Rua Voluntários da Pátria, 596 (ao lado da estação do metrô Portuguesa – Tietê) – Santana, São Paulo –
Horário de visitação: Segunda à sexta, das 9hs às 17hs.

(Informações do Arquivo Público do Estado).

DJoão

D. João VI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!