Documentos do Arquivo do Senado mostram como Parlamento atuou na questão da escravidão

Publicado em 1 de setembro de 2015 por - História do Brasil

O livro Abolição no Parlamento, 1823/1888 – 65 anos de lutas resgata, através de volumosa documentação histórica, os embates ocorridos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal até a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel. Sua leitura é mais do que oportuna para situar os temas que, após 125 anos, ainda mobilizam o Congresso Nacional. A regulamentação da chamada PEC das Domésticas e o debate sobre a PEC do Trabalho Escravo indicam que a abolição é um projeto ainda inconcluso.

Relançado depois de rigorosa revisão, a partir de um acordo de cooperação técnica entre o Senado e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) no âmbito da campanha Igualdade Racial é Pra Valer, o livro constitui uma importante compilação dos documentos principais do Arquivo do Senado Federal sobre a abolição. Com a proximidade da data, surge uma boa oportunidade de repensar a maneira como o período da escravidão foi tratado pela historiografia oficial. Alguns documentos, cujos originais estão depositados no Arquivo da Casa legislativa, são verdadeiras preciosidades da literatura e da memória sobre o fato abolicionista.

http://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/documentos-do-arquivo-do-senado-mostram-como-parlamento-atuou-na-questao-da-escravidao/

abolição-no-parlamento

 

FONTE: História Ciências Saúde Manguinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Albanisa Assunção disse:

    Que coisa boa tomar conhecimento desse documento, assim poderemos saber o que a História brasileira nos revela.

  2. É bom saber realmente o que aconteceu de fato em nosso País, para podermos analisar e tentar entender a nossa atualidade .

Deixe o seu comentário!