Documentos brasileiros da Guerra do Paraguai são reconhecidos pela UNESCO

Publicado em 26 de outubro de 2016 por - dicas

        Um acervo de desenhos, mapas e documentos da Guerra do Paraguai preservados por instituições brasileiras e uruguaias foi oficialmente reconhecido pelo Programa Memória do Mundo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).  Chamado “A Guerra da Tríplice Aliança: representações cartográficas e iconográficas”, o conjunto reúne planificações cartográficas que nunca haviam saído dos arquivos do Exército brasileiro e do Itamaraty e que foram expostas pela primeira vez no Arquivo Nacional, durante a cerimônia de entrega do certificado de reconhecimento pela agência da ONU, na semana passada.

       Entre os itens do acervo premiado que foram exibidos no evento, estavam também representações da paisagem e de personalidades do Paraguai, pertencentes à Marinha do Brasil e ao Museu Nacional de Belas Arte, bem como desenhos de comendas especialmente criadas para o conflito que haviam sido encontrados no Arquivo Nacional.

Confira a reportagem completa publicada pela ONU:

Documentos brasileiros da Guerra do Paraguai são reconhecidos pela UNESCO

pamerico

Guerra contra o Paraguai levou a aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai. Pintura de Pedro Américo. Foto: WikiCommons / Museu Nacional de Belas Artes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!