Dica de Leitura: Gregório de Matos

Publicado em 2 de dezembro de 2014 por - História do Brasil

Nem tão obsceno, nem tão libertino.

Os professores João Adolfo Hansen e Marcello Moreira lançaram recentemente uma coleção de cinco volumes sobre Gregório de Matos, conhecido como o “Boca do Inferno”. Segundo a visão dos autores, nem tudo que se atribui ao poeta baiano do século XVII foi realmente escrito por ele. “Havia uma prática de fazer a poesia circular em folhas manuscritas e, numa população de 97% de analfabetos, os poemas eram lidos por letrados para pessoas do povo, que os decoravam para atacar seus inimigos, o que podia produzir variantes incômodas”, diz Hansen.

O professor destaca que é preciso analisar a poesia atribuída a Gregório de Matos de acordo com as convenções estéticas da época, para evitar anacronismos e interpretações distorcidas.

“Gregório de Matos. Poemas Atribuídos”

João Adolfo Hansen e Marcello Moreira

Editora Autêntica (5 volumes).

Veja a reportagem completa no Estadão:

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fcultura.estadao.com.br%2Fnoticias%2Fliteratura%2Ccolecao-de-gregorio-de-matos-boca-do-inferno-e-lancada%2C1589609&ei=Q_19VIyFOsqmNvqbgfAK&usg=AFQjCNG2hoIK_nnBhHD5cZgjtxJL5vrGEQ&sig2=Q0DoJI7ujhv5Isn4JTCy1A

gregoriohensen

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!