Dez livros de culinária antiga para baixar gratuitamente

Publicado em 19 de dezembro de 2015 por - História

cezanne04
Natureza morta de Cézanne.
O blog BioCulinária (http://bioculinaria.blogspot.com.br/2015/03/10-livros-de-culinaria-antigos-para.html ) selecionou dez livros de culinária antiga que podem ser acessados gratuitamente. Além das receitas, as obras trazem várias informações sobre culinária, dietas, hábitos alimentares e de higiene.
Confira essas preciosidades (basta clicar no título de cada obra):
01. Um Tratado da Cozinha Portuguesa (século XV)
Dividido em 4 seções – carne, ovos, leites e conservas – esse é o mais antigo livro de culinária em língua portuguesa. De autoria desconhecida e originalmente totalmente manuscrito, hoje é possível baixá-lo com escrita adaptada para o século XXI.
02. Arte de Cozinha (1680)
Primeiro livro de culinária português a ser publicado, essa obra de Domingos Rodrigues se destinava às elites e teve uma grande influência em toda a culinária portuguesa. Muitas receitas desse livro ainda apareciam em manuais brasileiros do final do século XIX.
03. A New System of Domestic Cookery (1807)
Mrs. Rundell, autora dessa obra, é considerada a primeira “deusa da cozinha”. Seu livro foi o primeiro best-seller de culinária do século XIX, circulando no mundo todo em várias edições originais e pirateadas.
04. O Cozinheiro Imperial (1839)
Primeiro livro de culinária legitimamente brasileiro, o nome de seu autor é desconhecido. Em várias edições, misturava receitas inglesas e francesas às iguarias e ingredientes tipicamente nacionais.
05. Mrs. Beeton’s Book of Household Management
Mais do que um livro de culinária, esse best-seller do século XIX era um guia completo para administrar uma casa.
06. Cozinheiro Nacional (1860s)
Segundo livro de culinária a ser publicado no Brasil e primeiro a dedicar uma atenção especial às influências indígenas e africanas na formação da culináia nacional.
07. Dicionário do Doceiro Brasileiro (1892)
08. O Doceiro Nacional (1895)
09. Tempting Dishes for Small Incomes (1903) Um manual de culinária para damas e cavalheiros de recursos financeiros escassos.
10. Simple Italian Cookery (1912)
O primeiro tratado de culinária italiana escrito fora da Itália.
Cozinheiro-Imperial
“Cozinheiro Imperial”, de 1839.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!