Curso de Francês: grátis e online (Aliança Francesa)

Publicado em 6 de dezembro de 2014 por - Educação

Ministério da Educação – MEC publicou (18/11) o edital do processo seletivo para acesso ao curso online grátis de Francês ofertado pela Embaixada da França em parceria com a Aliança Francesa. A iniciativa faz parte do Programa Idioma sem Fronteiras.

De acordo com o texto, serão ofertadas 1,5 mil senhas de acesso ao curso, que serão distribuídas entre alunos de universidades federais, universidades estaduais e institutos federais credenciados ao programa.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, através do site isf.mec.gov.br/frances. O sistema ficará disponível para os candidatos das 12h do dia 21 de novembro até 12h do dia 8 de dezembro (horário de Brasília). A divulgação dos resultados será feita por meio do site do programa e pelo e-mail cadastrado no sistema pelo candidato. Os alunos selecionados receberão nome de usuário e senha de acesso ao curso no dia 23 de fevereiro de 2015.

Sobre o Curso

Elaborado pela equipe pedagógica da Aliança Francesa, o Français sans Frontières é um curso de autoestudo desenvolvido para trabalhar de maneira fácil e à distância a compreensão oral e escrita assim como o vocabulário e a gramática da língua francesa. Ele é composto por dois níveis, A1 e A2, divididos em 24 módulos no total. Ao final do nível A2 o aluno poderá participar de cursos presenciais oferecidos nos NucLis das universidades federais credenciadas ao Programa IsF.

Podem participar do curso Français sans Frontières todo aluno de graduação e pós-graduação que pretenda adquirir conhecimentos básicos de Língua Francesa, com a finalidade de se desenvolver academicamente. Para tanto ele deve ser matriculado em uma instituição credenciada no Programa IsF-Francês. Caso a procura seja maior que a oferta de vagas, critérios de seleção serão utilizados para ranqueamento dos candidatos. Os critérios utilizados podem ser desde a porcentagem de integralização dos créditos, pontuação mínima de 600 pontos no ENEM, entre outros.

curso-frances

Ao se inscrever, o candidato se autodeclara iniciante, sem conhecimento de língua francesa. O acesso ao curso nível A2 só será possível aos candidatos que tiverem finalizado com sucesso o curso nível A1. O aluno que não concluir o curso Français sans Frontières no prazo de quatro (4) meses, a contar pela data de seu primeiro acesso à plataforma, não poderá participar das demais atividades do programa.

Na página Documentos, acesse o edital aberto para a seleção de alunos do Français sans Frontières. No mesmo documento, confira se a sua instituição de ensino oferta vagas para o curso.

Se você deseja participar do curso online Français sans Frontières, acesse a página isfaluno.mec.gov.br.

Atenção! A sessão curso online só estará disponível no sistema quando o período de inscrição estiver ativo. Fique atento ao edital para saber mais.

Informações: Canal do Ensino

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. Melissa Gaiva disse:

    Eu melhorei muito o meu francês com curso online, pra quem estiver interessado: https://preply.com/pt/aulas-franc%C3%AAs-online

  2. Carla Carvalho disse:

    Ótima dica! A minha é um curso online de francês que terminei agora http://www.aprendum.com.br/curso-online-aula-frances/ Aprendi muito e me sito segura para falar. Muito bom!

  3. sonia batista dos santos disse:

    Desejo participar, para aumentar meus conhecimentos

  4. Meri Gomes disse:

    Bom dia,
    Sou portuguesa e queria aprender francês. Gostaria muito de participar no curso.
    Obrigada

Deixe o seu comentário!