Conheça 12 bibliotecas virtuais de Ciências Humanas:

Publicado em 9 de outubro de 2014 por - Educação

Confira algumas bibliotecas virtuais na área das Ciências Humanas:

Bibliotecas Virtuais Temáticas – PROSSIGA

http://prossiga.ibict.br/bibliotecas/

Coleções referenciais que reúnem e organizam informações, presentes na internet, sobre determinadas áreas do conhecimento. Elas são desenvolvidas por meio da parceria do IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia com Instituições que desejam organizar e difundir seus conteúdos temáticos na Internet.

Na área de ciências humanas, disponibiliza as bibliotecas virtuais de: artes cênicas, mulher, estudos culturais e literatura. Também disponibiliza a Biblioteca Virtual Anísio Teixeira, grande educador brasileiro.

Acervo Histórico da Assembleia Legislativa de São Paulo

http://www.al.sp.gov.br/web/acervo2/index_acervo.htm

O setor do Acervo História da Assembleia Legislativa de São Paulo disponibiliza para consulta mais de 350 mil página de documentos originais relacionados à história do legislativo paulista (e, por extensão, um pouco da história política do Estado de São Paulo). Disponibiliza para download as publicações da Alesp, como o catálogo do Acervo História e sua revista; a Galeria dos Presidentes da Assembleia Legislativa de São Paulo; publicações sobre a atuação legislativa de personalidades como as de Caio Prado Júnior, Prudente de Moraes.

Biblioteca Digital do Senado Federal

http://www2.senado.gov.br/bdsf/

O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos. As obras são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.

Biblioteca Virtual da América Latina

http://www.bvmemorial.fapesp.br

Desenvolvida pela Fundação Memorial da América Latina, localizada na cidade de São Paulo, com apoios da FAPESP, tem como objetivo disseminar informação e conhecimento sobre a América Latina, nos aspectos das humanidades, ciências e artes produzidos pelo Memorial da América Latina.

Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP

http://www.direitoshumanos.usp.br

Criada pela Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo. Oferece acesso a materiais relativos à defesa e à promoção dos Direitos Humanos no Brasil. São abrangidos textos de Direitos Humanos elaborados, aprovados e proclamados pelos organismos internacionais e ratificados pelo governo brasileiro, todos em português.

Biblioteca On Line do SEBRAE

http://www.biblioteca.sebrae.com.br

Espaço aberto à construção e compartilhamento do conhecimento, que visa contribuir para o contínuo aprendizado do empreendedorismo, auxiliando o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios. Desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Há muitos textos e cartilhas que explicam detalhes dos vários tipos de negócios e fornecem dicas importantes para o empreendedor.

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da FGV

http://cpdoc.fgv.br

O site (e o centro de pesquisa) é desenvolvido pela Escola de Ciências Sociais e História da Fundação Getúlio Vargas – FGV. Apresenta uma série de conteúdos, tais como os dossiês sobre a história do Brasil (50 anos de Brasília, anos JK, Jango e Era Vargas); entrevistas de história oral (a maior parte voltada para o estudo da trajetória e desempenho das elites brasileiras desde os anos de 1930).

Biblioteca do IBGE

http://biblioteca.ibge.gov.br

A Biblioteca do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE possui um vasto acervo de monografias, mapas, publicações, fotografias, cartazes e demais conteúdos relacionados à documentação territorial do Brasil, assim como a própria produção da instituição.

Em Periódicos RBG e RBE, pode-se acessar o conteúdo das duas revistas publicados pelo IBGE: a Revista Brasileira de Geografia (de 1939 a 1995) e a Revista Brasileira de Estatística (de 1940 a 2000).

Biblioteca Digital Paulo Freire

http://www.paulofreire.ce.ufpb.br/paulofreire/principal.jsp

Projeto desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba, que visa divulgar a produção do educador Paulo Freire.

Observatório de Educação em Direitos Humanos – UNESP

http://unesp.br/observatorio_ses/index_cat3_areas.php

O observatório existe desde 2007 e está ligado à UNESP. No site é possível encontrar um farto material sobre o tema. Em “Biblioteca”, encontram-se artigos, livros, revistas e cartilhas.

Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes

http://www.cervantesvirtual.com

É possível encontrar informações e acesso a conteúdos sobre literatura espanhola, língua espanhola e literatura infantil e juvenil. Em espanhol.

Biblioteca Virtual de Literatura

http://www.bibvirtuais.ufrj.br/literatura/

A Biblioteca Virtual de Literatura é um veículo de divulgação e informação destinado a especialistas e pesquisadores, alunos e professores das diversas literaturas e também a leitores e usuários da rede em geral. Com especial atenção à Literatura Brasileira, a BVL ocupa-se ainda das demais literaturas em língua portuguesa.

(Informações do Canal do Ensino).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários

  1. elisabete lopes cardoso disse:

    Importante demais o compartilhamento desse site para os interessados na qualificação da sociedade civil, esteja ela organizada ou não. A construção da Cidadania se inicia com o conhecimento histórico do seu país e de como as relações sociais foram construídas. Vai ser muito útil para a capacitação nos seus diversos níveis. Qualquer cidadão pode exercer, de forma consciente, o controle social na esfera de atuação em que vive e/ou atua.

  2. Ana Maria Barbosa disse:

    Vou ler tudo,mas o que pude observar é ótimo.

  3. José Ventura disse:

    Para historiadores, pesquisadores, professoras/es…

    Através deste link http://digitarq.arquivos.pt/catalog dá para acessar grande parte dos”tesouros” da Torre do Tombo, em Lisboa:

    Cartografia
    Chancelarias
    Conselho de Estado
    Correspondência de Soberanos
    Crônicas
    Curiosidades e Iconografia
    Documentos Constitucionais
    Documentos escritos noutras línguas
    Documentos mais antigos em português
    Encadernação
    Forais
    Formação de Portugal
    Formas do suporte
    Grandes iluminados
    Inquisição
    Leis
    Livros de Horas
    Nobiliários e cartas de armas
    Notação Musical
    Ordens honoríficas
    Ordens Militares
    Real Mesa Censória
    Relatos Célebres
    Retratos
    Selos
    Tratados

    Desfrutem!

Deixe o seu comentário!