Com a palavra, o Imperador

Publicado em 6 de novembro de 2014 por - História do Brasil

A série Falas do Trono, que integra o acervo do Arquivo do Senado, reúne as mensagens dos imperadores brasileiros (de 1826 a 1889, quando foi proclamada a República) para os deputados e senadores nas reuniões de abertura e encerramento do ano legislativo da Assembleia Geral Legislativa brasileira. A documentação será incluída no registro nacional do Programa Memória do Mundo da Unesco.

As falas de D. Pedro I e D. Pedro II estão registradas em documentação autêntica, original e em bom estado de conservação, sob a responsabilidade da Coordenação de Arquivo, da Secretaria de Gestão de Informação e Documentação (SGIDOC) do Senado. Os documentos não estão disponíveis para consulta física, mas qualquer pessoa pode ter acesso ao conteúdo digitalizado.

Mais informações no link:

http://goo.gl/PNjAoE

tronod.pedroseg

 

Detalhe da pintura de Pedro Américo, conhecida como “Fala do Trono”, que retrata o imperador D. Pedro II na abertura da Assembleia Geral de 3 de maio de 1872.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Maria Valdimeire de Lima Andrade disse:

    Uma publicação crucial para analisar os problemas políticos e como esses eram discutidos entre membros da administração da época. Também proporciona ao professor Licenciado em História q leciona fazer um comparativo de pontos semelhantes e adversos aos da atualidade num debate c alunos em suas aulas.

  2. Andrew Amaral disse:

    Verdadeiras aulas de história estão contidas nas “falas do trono”. Nelas podemos assimilar os problemas da época, como eram tratados os mesmos e a postura política e pessoal de Dom Pedro II. Poucos sabem mas ele reiterada vezes se manifestou contra a escravidão, tendo inclusive ameaçado abdicar se nada fosse feito pelo legislativo em prol da “questão servil”. Dom Pedro II é um homem fascinante, em todo seu contexto de cultura e personalidade.

Deixe o seu comentário!