Chamada de artigos

Publicado em 8 de setembro de 2014 por - História do Brasil

A Revista Intellèctus (UERJ) é originária dos Grupos de Pesquisas/CNPq “Intelectuais e Poder no Mundo Ibero-Americano” e “Grupo de Estudos e Pesquisas Intelectuais, Sociedade e Política” e destina-se a publicar estudos em História Intelectual e dos Intelectuais bem como sobre a produção cultural dos países que compõem o universo cultural da “Latinidade”. Dessa forma, a Revista publica artigos que analisam a história dos intelectuais e/ou as obras que tratam de questões pertinentes à: Política, Economia, Sociedade, Filosofia e Artes. Filha de seu tempo, a Intellèctus é editada por meio eletrônico, sendo sua periodicidade semestral.

A partir do próximo número, passará a contar com a seção de dossiê temático que, nessa oportunidade, está sendo organizada pelas Professoras Maria Letícia Corrêa (FFP-UERJ) e Karoline Carula (UNIVERSO).

Assim, A Revista Intellèctus (Uerj) divulga a chamada de trabalhos para o dossiê “Intelectuais, ciência e modernidade”, que integrará o volume XIII, número 2, com lançamento previsto para dezembro de 2014.

A temática do dossiê refere-se ao estudo das relações entre intelectuais, ciência e modernidade no Brasil e no espaço ibero-americano, devendo ser acolhidos artigos que apresentem resultados de pesquisas originais ou contribuições teórico-metodológicas. Dessa forma, serão privilegiados estudos tendo por objeto os processos de formação, as redes de interlocução e sociabilidade e os espaços e modos de atuação de intelectuais e categorias de intelectuais que intervieram no debate sobre ciência – médicos, sanitaristas, engenheiros, urbanistas, geógrafos, historiadores, entre outras –, as representações associadas às suas práticas e produção discursiva bem como biografias e trajetórias de intelectuais.

Os artigos para o dossiê deverão ser encaminhados exclusivamente ao e-mail da Revista revistaintellectusuerj@gmail.com, no prazo até 30 de outubro de 2014.

Lembramos que a Revista mantém as seções regulares de artigos livres para contribuições diversas sobre a temática dos intelectuais e de resenhas, com avaliação em fluxo contínuo.

Para a preparação de artigos e resenhas deverão ser seguidas as normas constantes do arquivo anexo a esta mensagem.

 

Os editores,

Intellèctus

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!