Censo de 1872, único a registrar população escrava, está disponível

Publicado em 16 de março de 2015 por - História do Brasil

Num Brasil imperial de dimensões continentais e grandes desafios logísticos, o primeiro levantamento populacional foi realizado com sucesso em 1872, como parte das políticas inovadoras de D. Pedro II. O recenseamento é considerado, mesmo para os padrões atuais, bastante completo: traz o único registro oficial da população escrava nacional, os imigrantes separados por nacionalidade e faz ainda um inventário inédito dos grupos indígenas.
A análise dos números mostra um país essencialmente rural, de população predominantemente negra e mestiça, com uma parcela ainda significativa de escravos (15%). Revela também o início da política de “embranquecimento” do povo.
Leia mais sobre esse assunto na reportagem de O Globo:  http://oglobo.globo.com/sociedade/historia/censo-de-1872-unico-registrar-populacao-escrava-esta-disponivel-7275328#ixzz3UZ4aoLyK

censoimperio1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário

  1. Excelente trabalho. Caso não consigam abrir o site procurem no google por Museu Fragmentos do Tempo que acharão. Meu penta-avô foi casado com uma negra que o botânico francês August de Saint Hilaire se refere a ela como mulata quando se hospeda na casa deste meu penta-avô Joaquim José de Araújo em 1822.

Deixe o seu comentário!