Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro – atendimento à distância

Publicado em 10 de agosto de 2015 por - Educação

Para os pesquisadores que estão impossibilitados de efetuar sua pesquisa presencialmente, a Biblioteca Nacional oferece o serviço de pesquisa a distância, que inclui:

  • informações, levantamento e compilação de registros bibliográficos;
  • reprodução do acervo (microfilmagem e digitalização);

Para utilizar esses serviços, primeiramente é preciso preencher e enviar o formulário de solicitação de pesquisa. Nele, o leitor deve fornecer informações detalhadas e precisas sobre o objeto de sua pesquisa.

Com base nessas informações, nossos pesquisadores vão trazer algumas das melhores referências para consulta. Caso haja a necessidade de reprodução de itens do acervo, a equipe da Biblioteca Nacional vai indicar o orçamento e as alternativas para envio do material ao pesquisador, que podem incluir CD ou microfilme.

Nossa equipe atendende solicitações provenientes tanto do Brasil, quanto do exterior.

ALGUMAS DICAS

  • Alguns fatores que têm influência sobre o resultado das pesquisas são o estado geral de conservação da obra e a lei do Direito Autoral – se o documento está em domínio público ou não – permitindo sua reprodução ou não.
  • O acervo da Biblioteca Nacional é muito extenso. Detalhe ao máximo o objeto de sua pesquisa. Além de ajudar nossa equipe, você também terá acesso a material mais relevante para seus estudos.
  • Planeje sua pesquisa com antecedência: a equipe da Biblioteca Nacional atende  consultas tanto do Brasil quanto do exterior, procurando oferecer respostas de alto nível aderentes às solicitações encaminhadas. Isso exige tempo e dedicação, mas todos os pedidos são atendidos.
  • Faça uma pesquisa prévia no acervo geral da Biblioteca utilizando as ferramentas de busca do site e indique algumas obras que gostaria de consultar. Dessa maneira, você ajuda nossa equipe a conhecer seus objetivos e o tipo de obra procurada.
  • Por fim, consulte também os projetos BN Digital e Hemeroteca Digital, que reúnem alguns dos mais importantes documentos da Biblioteca Nacional já em versão digital, em alta resolução, possibilitando a leitura na própria tela e impressão.

PESQUISAS

A equipe da Biblioteca Nacional organizou uma base de dados reunindo registros bibliográficos levantados a partir das solicitações de seus usuários.

Mais informações no link:

http://www.bn.br/publico/atendimento-distancia

FONTE: Ministério da Cultura/Fundação Biblioteca Nacional.

livros-antigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!