Biblioteca Básica Brasileira – download gratuito

Publicado em 10 de junho de 2016 por - dicas

São 50 obras de autores como: Machado de Assis, Padre Antônio Vieira, Joaquim Nabuco, Euclides da Cunha, Darcy Ribeiro, Sílvio Romero e muitos outros.

          Formulada por Darcy Ribeiro em 1963 mas inviabilizada de ter continuidade com o regime militar, a coleção de livros da Biblioteca Básica Brasileira foi retomada e atualizada pela Fundação Darcy Ribeiro, com 150 títulos previstos. A coleção tem como base os temas gerais definidos pelo antropólogo: O Brasil e os brasileiros; Os cronistas da edificação; Cultura popular e cultura erudita; Estudos brasileiros e Criação literária. Reúne obras literárias e também científicas produzidas no Brasil e sobre o Brasil a partir do século XVI.
Além de autores como Machado de Assis e Joaquim Nabuco, a conta com as “Obras Seletas”, de Rui Barbosa. Trata-se de uma coletânea de artigos, manifestações e discursos editados por diversos jornais brasileiros entre 25 de junho de 1869 e 15 de novembro de 1889.

Atualmente, estão disponíveis no acervo online 50 títulos. O download é livre, bastando cadastrar-se no site. Com tiragem de 100 mil exemplares, a BBB está sendo distribuída gratuitamente para escolas, instituições de ensino e pesquisa e bibliotecas públicas interessadas em tê-la como parte integrante de seu acervo.

Site da coleção.

FONTE: Fundação de Casa Rui Barbosa

BBB

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário

  1. Raimunda Francisca de Sousa Moura disse:

    Agradeço por esto oportunidade de está com livro que normalmente tenho mais dificuldade de ter a mão.
    Boa atitude!!

Deixe o seu comentário!