Baixe grátis o Guia dos Museus Brasileiros

Publicado em 28 de junho de 2015 por - História

Já está disponível para consulta e download gratuito o Guia dos Museus Brasileiros. Elaborado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura), o guia traz dados como ano de criação, situação atual, endereço, horário de funcionamento, tipologia de acervo, acessibilidade, infraestrutura para recebimento de turistas estrangeiros e natureza administrativa de mais de 3 mil museus já mapeados pelo Ibram em território nacional.

 

 Conteúdo

 

Fazem parte da publicação um total de 3.118 museus, incluindo 23 museus virtuais. As regiões Sudeste (1.150), Sul (874) e Nordeste (709) são, nessa ordem, as que apresentam o maior número de instituições do tipo.

As informações foram organizadas de modo a facilitar a consulta pelo usuário. Os museus estão divididos por região, estado e município. Legendas com símbolos indicam os dados citados. Ao final da publicação, um índice remissivo relaciona os nomes de todas as instituições.

Cadastro Nacional de Museus

Primeiro produto editorial do Cadastro Nacional de Museus, do Ibram, o Guia é o mais atual e o mais completo já produzido na área no Brasil. A expectativa é de que ele facilite o acesso do público aos acervos brasileiros e promova a difusão de informações sobre o setor de museus no país.

Versão impressa

A versão impressa da publicação, com cerca de 600 páginas, foi lançada em 18 de maio (Dia Internacional dos Museus) pelo Ibram e será distribuída aos museus que integram a publicação. A reprodução dos conteúdos é permitida, desde que citada a fonte.

Se você fizer parte ou conhecer algum museu que queira atualizar seus dados na publicação, encaminhe as informações para o e-mail cnm@museus.gov.br

Como baixar

Para facilitar o acesso, o Guia dos Museus Brasileiros foi dividido por região. Clique para baixar de graça:

FONTE: Canal do Ensino.

museunac

Museu Nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

  1. Angela disse:

    Eu amo museus, são uma de minhas paixões.

  2. Mariclei disse:

    Excelente informação, obrigada!

  3. Gildasio de Almeida disse:

    Gostei muito, me comunique também sobre os cursos, palestras e eventos.

Deixe o seu comentário!