As Histórias em Quadrinhos e a Escola

Publicado em 19 de abril de 2017 por - dicas

Por Natania Nogueira.

          As Histórias em Quadrinhos e a Escola é o resultado de 12 anos trabalhando com o uso dos quadrinhos na sala de aula. É um livro criado para os profissionais docentes, que muitas vezes não dispõem de material de apoio para desenvolver seu trabalho junto aos alunos. Buscando fugir de uma linguagem acadêmica, a obra procura trazer aos profissionais do ensino elementos que lhes permitam trabalhar com quadrinhos de forma simples e eficiente.

          Há exemplos de trabalhos bem sucedidos que podem ser reproduzidos ou adaptados às necessidades da escola e da disciplina. Quais conteúdos podem tirar proveito do material? Todos, sem exagero. Os quadrinhos podem ser utilizados em todos os anos da educação básica, nas aulas de História, Geografia, Ciências, Matemática e muitas outras disciplinas. Parafraseando as palavras de Flávio Calazans, o limite está apenas na criatividade do professor.

         Longe de ser um modismo, o uso das Histórias em Quadrinhos como material para elaboração de atividades didáticas ou simplesmente para leitura foi tema de debates durante boa parte do século XX. Atualmente, temos visto um reconhecimento cada vez maior dos quadrinhos como forma de leitura, arte e instrumento didático.

        Onde? Em várias partes do mundo. França, Estados Unidos, Japão e Canadá são alguns dos exemplos usados para mostrar a trajetória dos quadrinhos, dos encartes dos jornais às salas de aula. No Brasil, as Histórias em Quadrinhos tiveram um percurso muito semelhante, com altos e baixos.

         Quem nunca presenciou uma cena onde um professor recolhe uma revista em quadrinhos durante a aula? Em As Histórias em Quadrinhos e a Escola, vamos ver que o inverso tem sido muito comum: os professores estão dando quadrinhos para os seus alunos lerem. E por quê? Bom, você vai ter que ler o livro para descobrir.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

  1. vicente disse:

    Boa noite. Achei interessante. Onde pode ser comprado um exemplar da obra? Pode mandar mensagem no email?

    Obrigado.

  2. Fabian disse:

    Olá. Achei interessante. Onde pode ser comprado um exemplar da obra? Obrigado.

Deixe o seu comentário!