Aplicativo facilita acesso a bibliotecas da USP

Publicado em 15 de agosto de 2015 por - Educação

As bibliotecas universitárias, para cumprir sua missão de potencializar o desenvolvimento e produção de novos conhecimentos sempre evoluíram atreladas às tecnologias de comunicação e informação (TIC) baseadas na internet, acompanhando as tendências de comportamento na busca e acesso à informação seus usuários.

Nesse sentido, o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP) lançou em dezembro de 2014 a primeira versão do aplicativo móvel do SIBiUSP, intitulado Bibliotecas USP. Com o novo dispositivo, tornou-se possível encontrar a localização de uma publicação e verificar sua disponibilidade nas bibliotecas da USP. Com algumas funcionalidades facilitadoras, como a leitura do código de barras de um livro, indicando se existe aquela publicação em alguma biblioteca da USP, a possibilidade de definir listas de desejos, sugestões e referências sobre as publicações encontradas, e a exportação das listas por e-mail ou para um DropBox, além da indicar a localização das bibliotecas da USP em um mapa e os respectivos horários de funcionamento, telefones e emails.

Desde então, as equipes da Superintendência de Tecnologia da Informação e do DT/SIBi, coordenadas pelo Prof. Dr. Jun Okamoto Junior, da Escola Politécnica (EPUSP) vêm trabalhando no desenvolvimento de uma nova versão para melhorar ainda mais o aplicativo.

Agora, entra na AppStore da Apple e na Google Play a versão 2.0 do aplicativo Bibliotecas USP. Essa versão traz inúmeras novidades, a principal delas é a integração com a senha única da USP (https://uspdigital.usp.br/).

Confira a lista de novas funcionalidades:

IMG_5038

  • ​Login via Sistemas USP;
  • Reservar itens emprestados;
  • Renovar itens emprestados;
  • Visualizar Lista de empréstimos ativos;
  • Visualizar Histórico de empréstimos;
  • Visualizar e gerenciar a Lista de reservas;
  • Visualizar mensagens enviadas pela biblioteca.​​

​​No intuito de explorar essas novas possibilidades, o DT/SIBi desenvolveu dois tutoriais de uso para os aparelhos móveis da Apple (sistema operacional IOS) e para aqueles que utilizam o sistema operacional Android.

Saiba mais e confira a lista de novas funcionalidades da versão 2.0 do aplicativo Bibliotecas USP: http://www.sibi.usp.br/noti…/aplicativo-bibliotecas-usp-2-0/ .

FONTE: SiBiUSP.

appusp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários

Deixe o seu comentário!