A história de 18 grandes mulheres brasileiras, reunidas num livro on-line (acesso gratuito)

Publicado em 23 de março de 2017 por - dicas

Um livro gratuito publicado pela Fundação Joaquim Nabuco, do Recife, apresenta 18 mulheres brasileiras que se destacaram ao longo dos últimos séculos. Em comum entre si, as homenageadas na obra “Memória Feminina: mulheres na história, história de mulheres” têm contribuições que se encontram, “em sua maioria, representadas em museus e espaços de memórias”, como arquivos e centros culturais.
O leitor encontra artigos sobre as cirandas de Lia de Itamaracá, a preservação da tradição religiosa de matriz africana Xambá por Mãe Biu em Pernambuco, bem como a contribuição de Dona Santa, na preservação dos maracatus. Também há um texto sobre a líder sindicalista Margarida Alves, defensora dos direitos dos trabalhadores sem terra assassinada em 1983 e inspiradora da Marcha das Margaridas. No campo das letras, aparecem Carolina Maria de Jesus, Pagu e Clarice Lispector. Foram lembradas ainda Bertha Lutz, sufragista nos anos 1920, e a escritora Francisca Senhorinha da Motta Diniz, que fundou, no século 19, o primeiro periódico do país pela emancipação feminina; artistas plásticas Tarsila do Amaral, Maria de Lourdes Martins Pereira de Souza, Lygia Pape, Djanira da Motta e Silva, Georgina de Albuquerque e Nair de Teffé; a atriz Leila Diniz, e Nise da Silveira. Um capítulo do livro é dedicado à figura da “Miss Sambaqui”, um crânio de mulher pré-histórico encontrado no litoral paulista na década de 1950.

Confira a reportagem completa do Nexo Jornal: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/03/21/A-hist%C3%B3ria-de-18-grandes-mulheres-brasileiras-reunidas-num-livro-on-line

Acesse o livro gratuitamente: Memória feminina: mulheres na História…

 

paguBerta_Lutz_1925

Pagu e Bertha Lutz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Kátia disse:

    Adorei! Ainda mais sendo sobre mulheres!!! Grata.

  2. Maria joseth do nascimentos disse:

    Maravilha! Como é interessante ter acesso a boas leituras. Com elas apdocundamos nossos conhecimentos.

Deixe o seu comentário!