A Belle Époque no Brasil (curso online)

Publicado em 1 de julho de 2017 por - dicas

          A Belle Époque é uma expressão francesa que significa bela época e foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no fim do século XIX, meados de 1871 e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão. O surgimento de inovações tecnológicas como o cinema, o automóvel, o telefone que originaram novas formas de pensamento no cotidiano.

         No Brasil, este período tem início em 1889, com a Proclamação da República, e vai até 1922, quando explode o Movimento Modernista, com a realização da Semana da Arte Moderna na cidade de São Paulo. A Belle Époque brasileira é, instaurada lentamente no país, por meio de uma breve introdução que começa em meados de 1880, e depois ainda sobrevive até 1925, sendo aos poucos minada por novos movimentos culturais.

        Difere de outros países, seja pela duração do período, seja pelo avanço tecnológico, que se deu, principalmente, nas duas regiões mais prósperas do país, como a região do ciclo da borracha no Acre, Amazonas, Rondônia e Pará e a região cafeeira São Paulo e Minas Gerais.

        Considerada a era de ouro, beleza, inovação e paz entre a França e seus vizinhos europeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural estava em efervescência como os cabarés, o cancan, a boemia, os cafés, as docerias, as livrarias, a moda, a arte tomava novas formas com o Impressionismo e a Art Nouveau. O forte moralismo, comportamentos típicos da era vitoriana, ascensão do Socialismo e os confrontos deste novo cenário, criando um posicionamento dos franceses entre a esquerda e a direita.

 

OBJETIVO

O objetivo do curso é conhecer aspectos relevantes e refletir a Belle Époque Brasileira. Reconhecendo identidades, maneiras de agir e pensar, representações da Historiografia. Abordar aspectos Culturais, Econômicos, Políticos e Sociais, usos, costumes e cotidiano. A riqueza oriunda do café. Construções do século XIX espalhadas pelos bairros da cidade Higienópolis, Campos Elíseos, Santa Cecília, Cerqueira César e Bela Vista. Estudar transformações nas paisagens em diferentes momentos e as representações do espaço da mulher na Belle Époque.

 

METODOLOGIA

A metodologia do curso compreende fazer um resgate através da História Cultural, História e Memória, História das Cidades, Representações, História do Cotidiano e proporcionar um recorte da Belle Époque Brasileira como as fontes de vídeos, caricaturas, textos, artigos em revistas e jornais; discussões de temas atuais e relevantes.

PÚBLICO

Graduados e Graduandos em História ou em outras áreas das ciências humanas; pesquisadores, pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, estudantes de história, pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação e todos os interessados em conhecer a Belle Époque no Brasil.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Modulo I

  • Contexto Histórico;
  • Vida urbana e Inovações Tecnológicas;
  • História da coleção dos cardápios de Olavo Bilac;
  • Transformações das Cidades – Paisagismo.

 

Modulo II

  • O Ciclo da Borracha;
  • Belle Époque na Região Cafeeira;
  • Fundação da Cidade Planejada.

 

Modulo III

  • A arte, Literatura e Cultura;
  • A caricatura e o Riso.

 

Modulo IV

  • A Moda;
  • As Mulheres na Belle Époque;
  • A Fotografia.

 

Modulo V

  • Revoltas na Belle Époque:
  • Revolução Federalismo;
  • Revolta da Vacina;
  • Revolta de Canudos.

 

Módulo VI

  • Ascensão do Socialismo;
  • O Fim da Belle Époque.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação do curso será através da participação no fórum atividades, fórum discussão, leituras dos textos e interação entre os colegas. No final do curso, o aluno receberá um Certificado de Curso Livre, mediante uma dissertação, que será apreciado o nível de reflexões relativas ao tema e aprendizado no curso.

Mais informações:
http://eadhistoria.coachead.com.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários

  1. Thaires disse:

    Gostaria de me inscrever no curso, como faço ?

  2. Maria José Caldas disse:

    Muito obrigada Márcio Nilo
    Abraços

  3. marcionilo olimpio da silva pascoal de goes olimpio disse:

    Bom dia!Creio que os fatos e circunstâncias de uma época,deve ser compreendido e desmestificado com muita imparcialidade!Parabéns por este curso que resgata a nossa memória intelecto afetiva!

Deixe o seu comentário!